You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos expedicionários

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos expedicionários -  Piracaia Mais

--2009/08/28
Mesmo passados 64 anos do fim da guerra, as lembranças emocionaram os familiares dos ex-pracinhas, sensibilizando também o público presente.

A Câmara Municipal de Piracaia realizou nesse último dia 25, terça-feira, uma Sessão Solene em homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que tiveram suas heróicas participações no combate da 2ª Guerra Mundial. O evento foi sucedido através de um requerimento do vereador Edmilson Armellei (PP), e contou com a presença dos vereadores e de diversas autoridades, entre elas a prefeita Fabiane Santiago, o vice-prefeito Dito da Ivone, o Delegado do Exército da Região Bragantina Tenente Agnaldo Cardoso Filho, o vereador Emil Ono (PTB) da cidade de Atibaia, e a compositora do Hino Municipal, Madalena Bigotto.
As dificuldades da FEB foram relembradas em um documentário exibido durante a cerimônia, e mesmo passados 64 anos do fim da guerra, as lembranças emocionaram os familiares dos ex-pracinhas, sensibilizando também o público presente. Marcaram presença na cerimônia as famílias dos expedicionários João Brescini, Luiz Andutta, Hélio Michelin, Afonso Cruz Braga, Benedito Gonçalves, e José Zanotti.

Conheça os homenageados

João Bresciani: Nasceu em 30 de junho de 1916, filho de Hermano Bresciani e Itália Sachi. Em 1951 conheceu a jovem Maria de Lourdes Barbosa, em 19 de abril de 1952 casou-se na Igreja de Santa Terezinha. Pai de três filhas: Regina, Norma e Marina. Faleceu aos 73 anos de idade no dia 20 de julho de 1989.

José Zanotti: Nascido em 07 de novembro de 1919, filho de Antonio Zanotti e Benedita de Oliveira. Casou-se no ano de 1948 com Josefina Zanotti com quem teve seus seis filhos: Dionísio, Maria Aparecida, Darci, Djalma, Ana Maria e Douglas. Faleceu em abril de 1984.

José Andutta: Nascido em 11 de março de 1922, filho de José Anduta Sobrinho e Vicencia Maria Rita. Casou-se em 1945, seis meses após voltar da guerra, com a jovem Margarida, com quem teve cinco filhos: Luiza, Itamar, Guaraciaba, Guaraciara e Jomar. Faleceu em 24 de março de 2008, vítima um derrame, deixando seus 11 netos e um bisneto.

Hélio Michelin: Nasceu em 13 de Fevereiro de 1923, na cidade de Aceburgo – Minas Gerais. Filho de Rosa Conti e Batista Michelin. Casou-se em 10 de novembro de 1945 com a jovem Sebastiana da Silva, com quem trocava correspondências durante a Guerra. Nem mesmo os árduos tempos da batalha tiraram o traço de sua alegria contagiante. Conheceu a cidade de Piracaia em 1979, e desde então, tornou-se um visitante assíduo à nossa cidade. Há 15 anos resolveu mudar-se para cá, onde passou seus últimos anos de vida. Faleceu em novembro de 2007. Deixando saudades aos seus 5 filhos: Célia, Maria Darcy, Alice, Sônia e Jorge e aos seus 13 netos e 01 bisneto.

Benedito Gonçalves: Sobrinho do conhecido e histórico personagem piracaiense Sr. Daniel Benedito Gonçalves. Não fio casado e não teve filhos, pouco se sabe sobre sua história. Após sua participação na Segunda Guerra Mundial, mudou-se para a cidade de Santo André. E freqüentava nossa querida Piracaia frequentemente, visitando os amigos e os primos.

Afonso Cruz Braga: Nascido em 20 de agosto de 1920, filho de João Braga e Faustina Maria da Conceição. Casou-se com Benedita Aparecida Ferreira Cruz em 1946 com quem teve 3 filhos: Vanete, João Carlos e Angela. Atualmente reside na vizinha Bragança Paulista, e com seus 89 anos, desfruta de plena lucidez e lembra dos tempos de batalha, descrevendo - minuciosamente - as cenas de terror que vivenciou no período da Guerra.

A Câmara Municipal buscou informações sobre os expedicionários Cristiano Vieira, Francisco de Souza, José Ramos de Araújo, Roque Gonçalves, Sebastião Souza Bueno e Vidal Alves de Souza. Porém seus familiares não foram localizados.


Veja mais fotos clique aqui

vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->